terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sensibilizando o olhar através da fotografia

Oi, pessoal.

Estamos aqui para falar do projeto "OLHARES" que estamos desenvolvendo com alunos da EJA, 8ª série e 1ºano da Escola Estadual Maestro Waldemar Henrique, na qual ministramos a disciplina de Arte, aqui em nossa capital. A proposta era trabalhar a sensibilização dos alunos quanto ao ambiente escolar, fazê-los observar com mais exatidão a realidade da escola em todos os seus contextos e, tentar provocar nos mesmos algum sentimento por esse espaço. Surgiu, então, a proposta de trabalharmos a fotografia como meio de registro desse olhar mais crítico, mais atencioso e por quê não mais poético da escola que fazemos parte.
Iniciamos com uma aula sobre a fotografia, como surgiu e qual a importância dela em nossa sociedade. Depois, fizemos um breve "tur" pela área externa e interna da escola a fim de fazer com que os alunos pudessem ver  ambientes ou coisas que estão ali todos os dias, mas que ninguém ainda havia tomado conhecimento em função de nunca ter olhado para esses ambientes ou coisas com a devida atenção e/ ou sensibilidade.
O segundo passo foi utilizar celular para fazer alguns registros, alguns até aleatórios em função do sentimento de novidade, mas que de alguma forma começaram a ganhar interesse pelos alunos a medida que íamos mostrando o quanto era importante sensibilizar o olhar para poder ver melhor as coisas ao nosso redor. O entusiásmo não demorou a chegar, pois o aparelho telefônico é parte integrante da vida, pricipalmente de adolescentes. Aí, a coisa começou a tomar corpo.
Construimos uma câmera escura com material bem alternativo, tipo: rolinho de papel higiênico, cartolina preta, papel vegetal, etc..Esta fase do projeto está sendo muito bacana porque os alunos estão intrigados com a ausência da imagem nítida, mas por outro lado conseguiram compreender o processo que leva a esse ponto. Fizemos a primeira experiência de observação na escola e a outra parte ficaria pela conta de cada um através de sua experiência individual, um registro da casa, família, amigos, sua rua, em fim, aquilo que despertasse verdadeiramente sua atenção. Assim, todos levaram entusiasmados, suas câmeras para casa !
Ainda não chegamos ao final do projeto, pois ainda precisamos de mais registros e relatos das experiências com a câmera escura e também com os registros via celular. Contudo, creio que o principal já foi germinado que é sensibiliza-los para o mundo que os cerca através da fotografia.
Neste post, apenas alguns momentos dessa gostosa experiência.
Bjs, aguardem nossa mostra que, com certeza, vai estar muito boa! 


Trabalhando a sensibilização do olhar.
Primeiros registros feitos pelos alunos através da câmera de celular.
Construindo a câmera escura.
Uma visão diferente.
Novos olhares!
 


















 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Explorando cores !

Oi, gente.

Muito trabalho durante esses dias em virtude do final de avaliação.
A proposta para as turmas do fundamental foi envolvê-los no universo das cores buscando melhorar a concentração. Apresentamos Tarsila do Amaral (muitos não a conheciam) e escolhemos algumas obras dessa artista para serem trabalhadas pelas turmas. Muitos já sabiam teoricamente o processo de mistura das cores. No entanto, a prática foi bem mais difícil do que imaginavam, o que causou certa empolgação pela descoberta de novas tonalidades e a busca desenfreada pela criatividade na hora de pintar o desenho que reproduzia uma obra de Tarsila em preto e branco.
Creio que foi uma experiência interessante para todos, haja visto tantas perguntas, tantos sentimentos de interesse pela atividade e tantas descobertas que foram feitas durante esse momento que ainda não acabou.
As turmas do médio trabalham na confecção de máscaras, pois o assunto abordado foi a civilização grega, sua rica cultura e seu maravilhoso legado artístico, entre eles o teatro. A proposta foi "imprimir" nessas máscaras "o retrato que vejo de mim mesmo e do outro" onde, através de diálogos em sala, cada um vai chegando ao rosto que vai estampar sua máscara. Uma busca pela capacidade criadora e o senso crítico e comum de cada um. Além, claro, de incentivar à pesquisa sobre o assunto abordado em sala.  Ainda estamos em processo de criação, com muita empolgação, o que é bom sinal, creio.rs
O certo é que boa parte dos trabalhos desta avaliação já oferecem seus frutos. Resta-nos então, providenciar uma mostra coletiva dos resultados. Aguardem!
Mistura de cores: descoberta bem diferente da teoria.




Desfrutando o "Abaporu".
O que guarda  "O Ovo" ?!
Processo de confecção das máscaras com forma perdida.
Fase de expressão: qual será o personagem?!





  Beijocas e, até a exposição!!!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

"Mana Chic" no Cumbuca !

Gente, os acessórios estão com tudo! 
Eles podem salvar um visual meio caidinho, levantar a moral daquela roupinha meio "assim" ou apenas complementar o charme de quem é naturalmente "poderosa". Seja da  maneira que for, os acessórios  são muito bem vindos no meio feminino compondo e revelando  a personalidade de quem os ostenta. A moda dita as tendências, no entanto cada um revela a exclusividade de seu gosto pelos acessórios através de cores, materiais, brilhos, em fim. O acessório acaba sendo um pouco de você, em você mesmo.
Portanto, como adoro acessórios, resolvi postar para vocês algumas peças da "Mana  Chic", minha coleção de bijus alternativas que agregam conceitos de customização, reciclagem e técnicas de macramê à peças como aço, courino, pérolas, couro, pedrarias, entre outros. Tudo de maneira artesanal e exclusiva para compor um visual bacana que possa ser usado do trabalho ao cineminha no fim de tarde.
Espero que curtam e queiram usá-las também, rs...
Bjs.

Pulseiras estilo "shambalas" em macramê com fios de algodão agregando diversos materiais como pedrarias, pérolas, courino, sementes...ficam um charme!

Colares em fios de algodão agregando peças como  madrepérolas, aço, sementes, cascas, alumínio e plástico. Alternativos e estilosos...

Aqui, as maxis tem o seu espaço agregando aço, courino, pedrarias. Compõem um look de personalidade!
Caso você goste, é só entrar em contato pelo e-mail do blog.
A gente agradece!!!!
Abraço à todos.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

E o trabalho continua...


 Dando segmento ao nosso trabalho de Arte e Educação Ambiental lançado no primeiro semestre deste ano no Waldemar Henrique. Em fim, finalizamos o trabalho da construção de lixeiras ecológicas reutilizando as caixas de papelão que eram descartadas pela escola no horário do lanche dos alunos. Foi um trabalho árduo, enfrentando inúmeras adiversidades, mas os alunos foram excelentes no compromisso de realizar as tarefas. O resultado foi muito legal, dentro das condições e quase nada de material complementar que nós tínhamos, as turmas foram nota dez em abraçar a idéia. Resta-nos agora, divulgar os trabalhos e deixar as caixas nas salas de aula e contar com a boa vontade de todos para que elas permaneçam por lá  por muito tempo, colaborando com a boa higiene do ambiente escolar como um todo, já que algumas delas foram utilizadas sem nossa autorização durante um evento na escola, comprometendo a avaliação do trabalho dos alunos. Fato que nos entristeceu pela falta de consideração com o trabalho.
No mas, deixo aqui toda a minha gratidão e reconhecimento aos meus alunos que demonstraram tão boa vontade para a concretização dessa ação.
Abraços à todos.


Essa turminha abriu mão do sábado para construir suas lixeiras. Compromisso nota dez!




Galera se empenhou pra valer !

Alegres e prestativos, essa turma é show!!!
Lixo depositado em baixo das carteiras, no espaço destinado para guardar o material escolar e, o desrespeito ao trabalho feito pelos alunos: as lixeiras misturadas com o lixo da escola. Maus exemplos que queremos acabar.
Empenhados, cada um fez sua parte.




Resultado: o primeiro passo foi dado. Resta continuar a caminhada.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Ainda, férias.....

Oi, gente.

Esta é uma pequena mostra das peças de bijus da amiga Selma Dias, uma administradora de empresas que adora o ofício de artesã e sempre traz novidades para a mulherada que gosta de uma boa produção.
Suas peças são leves, alegres, coloridas e procuram fazer um mix entre as tendências da moda atual e o que as pessoas realmente gostam de usar. Embora Selma Dias curta as tendências mais alternativas com materiais reciclados, ela faz um pequeno parêntese onde ressalta que a maioria das pessoas ainda preferem as peças somente em aço,  plástico e acrílico. Uma pena, porque sabemos da variedade de mix que podemos criar agregando variados materiais e Selma Dias tem peças maravilhosas que mesclam pet, sobras de tecido, fios e outros materias que resultam em looks muito legais.
Quem tiver interesse, basta entrar em contato pelo e-mail do blog silvanaazevedo13@gmail.com , Selma Dias agradece! rsrs
Com vocês, bijus by Selma Dias. Espero que gostem!
Aproveitem as férias !!!

Pulseira em couro com pingentes em aço e acrílico, ficam um charme!

Criação em lilás que vão do colar entremeado de românticas peças em louça, até correntes.
Ainda na versão lilás, contas metalizadas e correntes. 
Pastilhas em laranja fazem o look do colar curtinho e da pulseira entremeada de flores. As contas em verde musgo metalizadas também dão graça a pulseira de verão.
Peças em verde metalizado e acrílico transparente dão charme ao colar de verão.
Curtam, sigam o blog, pois está vindo sorteio por aí!!!
Bjs à todos !!!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ufa! Férias!


Neste semestre o grande desafio de sala de aula foi desenvolver a disciplina de arte através da educação ambiental.  O foco principal das ações era a falta de lixeiras na escola, que ficava terrivelmente suja em função dos alunos destruírem as lixeiras convencionais, o que resultava em um verdadeiro caos de sujeira nas demais dependências e salas de aula. Resolvemos, então, trabalhar com as turmas do fundamental a construção de lixeiras ecológicas reutilizando materiais descartados para serem implantadas nas salas e corredores da escola a partir do próximo semestre. Foi um desafio, porque a própria escola não acreditava que os alunos aceitassem confeccionar as lixeiras. Começamos por um trabalho de sensibilização ecológica tendo, como exemplo, a própria situação do recinto escolar. Os alunos abraçaram a ideia. 
A construção das lixeiras ficou por conta da criatividade de cada grupo, sendo que a proposta era de que se comprasse o mínimo e reciclasse o máximo! Uma das dicas foi da reutilização das caixas de biscoito que são descartadas pela escola após a merenda escolar e que seria a base para a confecção das lixeiras. O resto ficou por conta dos alunos.
Para um primeiro trabalho com educação ambiental em arte o resultado foi muito bom! Os grupos se emprenharam no trabalho que acabou virando avaliação. Além da construção das lixeiras, todos também escreveram um texto falando sobre a importância da reciclagem. Estou satisfeita e muito feliz por ter lançado minha primeira sementinha nesta escola.

Mãos na massa..........rs


Detalhes do material utilizado pelos alunos para confeccionar suas lixeiras.
Olha a galera da 1ª EJA toda orgulhosa com seus trabalhos!!!rsrs
Detalhe do material: bom de mais!!!!
Diversidade de material....
Turminha aplicada!!!
Essa galerinha fez bonito!!!
 Aos meus alunos queridos e, a todos vocês que visitam meu blog, feliz férias!!!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

“Descarte Luxuoso”

Oi, pessoal.
Apresento para vocês uma pequena mostra de minha coleção de acessórios feitos de latinha. São peças exclusivas, alegres, coloridas e inspiradas na natureza que criei para este verão, tendo como base a reciclagem deste material tão leve e versátil na sua utilização. A proposta foi agregar ao alumínio da latinha novas formas e materiais como: couro, lantejoulas, sementes, miçangas, tecido, plástico, papel, em fim. Tudo que pudesse criar uma composição harmoniosa e interessante a um resultado final gracioso e usável. Surgiram então, brincos, colares, pulseiras, prendedores de cabelo, entre outros que ainda iremos postar neste espaço.
A coleção (que humildemente batizei de “Descarte Luxuoso”), faz alusão às inúmeras formas que podemos fazer para reutilizar as  coisas que frequentemente são descartadas no meio ambiente. Aproveitando que a Rio +20 está no ar, nada melhor para conscientizar sobre a importância da preservação ambiental de forma sustentável através de um olhar sensível sobre nossas atitudes e maneiras de pensar a vida. Um simples gesto consciente, mantém vivo o meio ambiente. Pense nisso!
Esta é a primeira parte da coleção de acessórios reciclados. Posteriormente estaremos mostrando a coleção inteira!
Bjs, tomara que gostem!rsrs

Colares confeccionados com sobras de lona estampada, courvim e couro.O charme fica por conta das sementes e miçangas coloridas.
Os brincos são de latinha.










terça-feira, 12 de junho de 2012

Bolsas para o verão!!!

O verão está chegando, as roupas ficam mais leves e as bolsas também.
Por isso, a artesã Célia Ribeiro nos mandou algumas amostras de sua coleção de bolsas costumizadas em tecido bem ao estilo paraense, com motivos florais, apliques de miçangas e lantejoulas, bordados, fitas e fuchicos que ficaram uma graça!
O preço varia de acordo com o tamanho e estilo de cada peça e, quem tiver interesse é só entrar em contato conosco. Célia Ribeiro também aceita encomendas de modelos exclusivos, é só pedir! rs
Espero que gostem da postagem e se tiverem interesse em divulgarem seus trabalhos aqui, será um prazer!
Bjks.
Bolsas tipo "sacola", com bolso interno, fechamento em botão de imã e fechoecler, respectivamente. Vai da feira à praia, com muito estilo.

Bolsas tipo "sacolas", com apliques de fitas e bordados, bolso interno e fechamento com botão de imã e fechoecler, respectivamente. Carregam tudo, com muita praticidade e beleza.  
Bolsas de mão em chitão e juta com apliques de lantejoulas e bordado em fita e, bolsinha transversal com aplique de fuchicos; um charme no final de tarde!

sábado, 9 de junho de 2012

Gente que faz diferença.


Oi, pessoal.

Como estamos no mês em que comemoramos o meio ambiente, resolvi postar para vocês uma pequena mostra de um amigo artesão, maravilhoso. Que tem como base em todos os seus trabalhos a utilização de materiais retirados da natureza e a reciclagem de materiais descartados no meio ambiente. Tudo produzido com o máximo de delicadeza, rusticidade e experimentação de matéria- prima, sempre agregando novas possibilidades. São porta trecos, canetas, caixas, objetos decorativos e outras ideias interessantes na linha sustentável.
Espero que gostem e curtam o trabalho de Ray Barbosa.
Bjs, à todos!
Caixa pota- trecos feita com papel reciclado e descarte de açaizeiro.

Caneta feita com descarte de açaizeiro. Mais sustentável, impossível!
Porta- trecos feito com caixas de leite e papel reciclado. Fofos!

Material para escritório: papel e descarte de açaizeiro.

Material de escritório feito com papel retorcido.
Objeto decorativo: tudo de papel, acredite!!!
Caixa porta-tudo: papel reciclado e descarte de açaizeiro. Presenteável!!!