Estamos aqui para falar do projeto "OLHARES" que estamos desenvolvendo com alunos da EJA, 8ª série e 1ºano da Escola Estadual Maestro Waldemar Henrique, na qual ministramos a disciplina de Arte, aqui em nossa capital. A proposta era trabalhar a sensibilização dos alunos quanto ao ambiente escolar, fazê-los observar com mais exatidão a realidade da escola em todos os seus contextos e, tentar provocar nos mesmos algum sentimento por esse espaço. Surgiu, então, a proposta de trabalharmos a fotografia como meio de registro desse olhar mais crítico, mais atencioso e por quê não mais poético da escola que fazemos parte.
Iniciamos com uma aula sobre a fotografia, como surgiu e qual a importância dela em nossa sociedade. Depois, fizemos um breve "tur" pela área externa e interna da escola a fim de fazer com que os alunos pudessem ver ambientes ou coisas que estão ali todos os dias, mas que ninguém ainda havia tomado conhecimento em função de nunca ter olhado para esses ambientes ou coisas com a devida atenção e/ ou sensibilidade.
O segundo passo foi utilizar celular para fazer alguns registros, alguns até aleatórios em função do sentimento de novidade, mas que de alguma forma começaram a ganhar interesse pelos alunos a medida que íamos mostrando o quanto era importante sensibilizar o olhar para poder ver melhor as coisas ao nosso redor. O entusiásmo não demorou a chegar, pois o aparelho telefônico é parte integrante da vida, pricipalmente de adolescentes. Aí, a coisa começou a tomar corpo.
Construimos uma câmera escura com material bem alternativo, tipo: rolinho de papel higiênico, cartolina preta, papel vegetal, etc..Esta fase do projeto está sendo muito bacana porque os alunos estão intrigados com a ausência da imagem nítida, mas por outro lado conseguiram compreender o processo que leva a esse ponto. Fizemos a primeira experiência de observação na escola e a outra parte ficaria pela conta de cada um através de sua experiência individual, um registro da casa, família, amigos, sua rua, em fim, aquilo que despertasse verdadeiramente sua atenção. Assim, todos levaram entusiasmados, suas câmeras para casa !
Ainda não chegamos ao final do projeto, pois ainda precisamos de mais registros e relatos das experiências com a câmera escura e também com os registros via celular. Contudo, creio que o principal já foi germinado que é sensibiliza-los para o mundo que os cerca através da fotografia.
Neste post, apenas alguns momentos dessa gostosa experiência.
Bjs, aguardem nossa mostra que, com certeza, vai estar muito boa!
![]() | |
Trabalhando a sensibilização do olhar. |
![]() |
Primeiros registros feitos pelos alunos através da câmera de celular. |
![]() |
Construindo a câmera escura. |
![]() |
Uma visão diferente. |
![]() |
Novos olhares! |