quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ufa! Férias!


Neste semestre o grande desafio de sala de aula foi desenvolver a disciplina de arte através da educação ambiental.  O foco principal das ações era a falta de lixeiras na escola, que ficava terrivelmente suja em função dos alunos destruírem as lixeiras convencionais, o que resultava em um verdadeiro caos de sujeira nas demais dependências e salas de aula. Resolvemos, então, trabalhar com as turmas do fundamental a construção de lixeiras ecológicas reutilizando materiais descartados para serem implantadas nas salas e corredores da escola a partir do próximo semestre. Foi um desafio, porque a própria escola não acreditava que os alunos aceitassem confeccionar as lixeiras. Começamos por um trabalho de sensibilização ecológica tendo, como exemplo, a própria situação do recinto escolar. Os alunos abraçaram a ideia. 
A construção das lixeiras ficou por conta da criatividade de cada grupo, sendo que a proposta era de que se comprasse o mínimo e reciclasse o máximo! Uma das dicas foi da reutilização das caixas de biscoito que são descartadas pela escola após a merenda escolar e que seria a base para a confecção das lixeiras. O resto ficou por conta dos alunos.
Para um primeiro trabalho com educação ambiental em arte o resultado foi muito bom! Os grupos se emprenharam no trabalho que acabou virando avaliação. Além da construção das lixeiras, todos também escreveram um texto falando sobre a importância da reciclagem. Estou satisfeita e muito feliz por ter lançado minha primeira sementinha nesta escola.

Mãos na massa..........rs


Detalhes do material utilizado pelos alunos para confeccionar suas lixeiras.
Olha a galera da 1ª EJA toda orgulhosa com seus trabalhos!!!rsrs
Detalhe do material: bom de mais!!!!
Diversidade de material....
Turminha aplicada!!!
Essa galerinha fez bonito!!!
 Aos meus alunos queridos e, a todos vocês que visitam meu blog, feliz férias!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário