quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ufa! Férias!


Neste semestre o grande desafio de sala de aula foi desenvolver a disciplina de arte através da educação ambiental.  O foco principal das ações era a falta de lixeiras na escola, que ficava terrivelmente suja em função dos alunos destruírem as lixeiras convencionais, o que resultava em um verdadeiro caos de sujeira nas demais dependências e salas de aula. Resolvemos, então, trabalhar com as turmas do fundamental a construção de lixeiras ecológicas reutilizando materiais descartados para serem implantadas nas salas e corredores da escola a partir do próximo semestre. Foi um desafio, porque a própria escola não acreditava que os alunos aceitassem confeccionar as lixeiras. Começamos por um trabalho de sensibilização ecológica tendo, como exemplo, a própria situação do recinto escolar. Os alunos abraçaram a ideia. 
A construção das lixeiras ficou por conta da criatividade de cada grupo, sendo que a proposta era de que se comprasse o mínimo e reciclasse o máximo! Uma das dicas foi da reutilização das caixas de biscoito que são descartadas pela escola após a merenda escolar e que seria a base para a confecção das lixeiras. O resto ficou por conta dos alunos.
Para um primeiro trabalho com educação ambiental em arte o resultado foi muito bom! Os grupos se emprenharam no trabalho que acabou virando avaliação. Além da construção das lixeiras, todos também escreveram um texto falando sobre a importância da reciclagem. Estou satisfeita e muito feliz por ter lançado minha primeira sementinha nesta escola.

Mãos na massa..........rs


Detalhes do material utilizado pelos alunos para confeccionar suas lixeiras.
Olha a galera da 1ª EJA toda orgulhosa com seus trabalhos!!!rsrs
Detalhe do material: bom de mais!!!!
Diversidade de material....
Turminha aplicada!!!
Essa galerinha fez bonito!!!
 Aos meus alunos queridos e, a todos vocês que visitam meu blog, feliz férias!!!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

“Descarte Luxuoso”

Oi, pessoal.
Apresento para vocês uma pequena mostra de minha coleção de acessórios feitos de latinha. São peças exclusivas, alegres, coloridas e inspiradas na natureza que criei para este verão, tendo como base a reciclagem deste material tão leve e versátil na sua utilização. A proposta foi agregar ao alumínio da latinha novas formas e materiais como: couro, lantejoulas, sementes, miçangas, tecido, plástico, papel, em fim. Tudo que pudesse criar uma composição harmoniosa e interessante a um resultado final gracioso e usável. Surgiram então, brincos, colares, pulseiras, prendedores de cabelo, entre outros que ainda iremos postar neste espaço.
A coleção (que humildemente batizei de “Descarte Luxuoso”), faz alusão às inúmeras formas que podemos fazer para reutilizar as  coisas que frequentemente são descartadas no meio ambiente. Aproveitando que a Rio +20 está no ar, nada melhor para conscientizar sobre a importância da preservação ambiental de forma sustentável através de um olhar sensível sobre nossas atitudes e maneiras de pensar a vida. Um simples gesto consciente, mantém vivo o meio ambiente. Pense nisso!
Esta é a primeira parte da coleção de acessórios reciclados. Posteriormente estaremos mostrando a coleção inteira!
Bjs, tomara que gostem!rsrs

Colares confeccionados com sobras de lona estampada, courvim e couro.O charme fica por conta das sementes e miçangas coloridas.
Os brincos são de latinha.










terça-feira, 12 de junho de 2012

Bolsas para o verão!!!

O verão está chegando, as roupas ficam mais leves e as bolsas também.
Por isso, a artesã Célia Ribeiro nos mandou algumas amostras de sua coleção de bolsas costumizadas em tecido bem ao estilo paraense, com motivos florais, apliques de miçangas e lantejoulas, bordados, fitas e fuchicos que ficaram uma graça!
O preço varia de acordo com o tamanho e estilo de cada peça e, quem tiver interesse é só entrar em contato conosco. Célia Ribeiro também aceita encomendas de modelos exclusivos, é só pedir! rs
Espero que gostem da postagem e se tiverem interesse em divulgarem seus trabalhos aqui, será um prazer!
Bjks.
Bolsas tipo "sacola", com bolso interno, fechamento em botão de imã e fechoecler, respectivamente. Vai da feira à praia, com muito estilo.

Bolsas tipo "sacolas", com apliques de fitas e bordados, bolso interno e fechamento com botão de imã e fechoecler, respectivamente. Carregam tudo, com muita praticidade e beleza.  
Bolsas de mão em chitão e juta com apliques de lantejoulas e bordado em fita e, bolsinha transversal com aplique de fuchicos; um charme no final de tarde!

sábado, 9 de junho de 2012

Gente que faz diferença.


Oi, pessoal.

Como estamos no mês em que comemoramos o meio ambiente, resolvi postar para vocês uma pequena mostra de um amigo artesão, maravilhoso. Que tem como base em todos os seus trabalhos a utilização de materiais retirados da natureza e a reciclagem de materiais descartados no meio ambiente. Tudo produzido com o máximo de delicadeza, rusticidade e experimentação de matéria- prima, sempre agregando novas possibilidades. São porta trecos, canetas, caixas, objetos decorativos e outras ideias interessantes na linha sustentável.
Espero que gostem e curtam o trabalho de Ray Barbosa.
Bjs, à todos!
Caixa pota- trecos feita com papel reciclado e descarte de açaizeiro.

Caneta feita com descarte de açaizeiro. Mais sustentável, impossível!
Porta- trecos feito com caixas de leite e papel reciclado. Fofos!

Material para escritório: papel e descarte de açaizeiro.

Material de escritório feito com papel retorcido.
Objeto decorativo: tudo de papel, acredite!!!
Caixa porta-tudo: papel reciclado e descarte de açaizeiro. Presenteável!!!