sábado, 23 de novembro de 2013

A importância da fotografia como linguagem visual, documental e artística.

Ainda, colocando em dia nossas ações educativas em Artes. Vale mostrar aqui o projeto de fotografia que estamos desenvolvendo com as turmas da EJA das 3ª etapas I e II, turno da tarde da escola "Waldemar Henrique", desde o início deste segundo semestre.
O projeto vai além do instrumental técnico baseado na construção de câmara escura e da câmera pinhole. Mas parte de uma contextualização histórica do fato e sua apreciação, configurando os três conteúdos básicos em arte. Denominado "Outros Olhares", o projeto tem a intenção de sensibilizar o aluno para perceber o espaço escolar, haja visto que embora faça parte de seu cotidiano, nem sempre os alunos conseguem perceber particularidades que englobam esse local. O projeto está caminhando para sua fase final e os resultados obtidos até agora são bastante significativos. Vale ressaltar que a experiência da câmara escura e da câmera pinhole foi uma acontecimento à parte, tão era a curiosidade dos alunos para ver o resultado do experimento que eles próprios haviam confeccionado! O uso dos celulares também foi introduzido neste processo, pois não poderíamos descartar o uso de tais tecnologias tão presentes na vida de todos nós. 
Nesta postagem estão os registros de algumas fases desse processo, pois falta a revelação das fotografias tiradas através da pinhole, além da seleção das melhores fotografias para a exposição, tiradas com o celular.
O importante é proporcionar aos nossos alunos essas experiências estéticas sensíveis, através de uma nova leitura do cotidiano provocando um questionamento crítico sobre o mundo que os rodeia. Esse é o papel da arte.
Espero que gostem.

 Câmara Escura: a descoberta da imagem ao contrário.


Câmera Pinhole: o encantamento da fotografia artesanal.


 

E os trabalhos continuam.

Olá, pessoal.

Depois de um breve jejum, estamos de volta com postagens sobre nossas ações educativas e aprendizagens em Artes junto aos nossos alunos da EJA na E.E.Ens. Fund. e Médio "Maestro Waldemar Henrique".
Logo que retornamos para o segundo semestre de 2013 nosso Projeto em Artes Visuais "Leitura e Releitura em Artes através da Contação de Histórias", destinados aos alunos da 4ªetapa  I,II e III dos turnos da tarde e noite, respectivamente. Chegou a sua penúltima fase onde as histórias ouvidas, lidas e compreendidas ganham caráter interpretativo, narrativo, oral e expositivo, através de performances que agregam as releituras feitas através dos desenhos, pinturas, recortes e colagens desses livros feitas pelos alunos. O desafio será manter o foco do projeto sem se perder diante das linguagens artísticas. As coisas vem funcionando como o esperado e os alunos têm cooperado e interagido com as atividades, o que nos deixa feliz e sabedora de que o objetivo está sendo alcançado.
Falta muito para vencermos questões básicas de leitura e escrita, pois o trabalho seria melhor implementado e grandes resultados seriam alcançados se houvesse uma ação interdisciplinar (o projeto foi pensado desta forma),o que não convém aqui comentar. Mas a compreensão das histórias com uma proposta voltada para o cotidiano e os valores de cada um desses alunos, tem me trazido uma resposta positiva. Estamos formando multiplicadores!!!
No mas, vale registrar essas ações e o rumo que estamos seguindo. Nós estamos felizes com os resultados!

Uma história para contar

As primeiras rodas de conversas: rompendo as barreiras da timidez.
 Incentivando o gosto pela leitura através da arte.
Os escritos sobre as histórias: releituras dos livros e da vida.


A Arte que conta histórias





A Arte que brota da imaginação depois de ouvir uma história.


Cenas dos próximos capítulos...
Novas linguagens, para agregar conhecimento e buscar resultados.


sábado, 13 de abril de 2013

Volta às aulas, com novidades!!!

Depois de um final de ano letivo (2012) complicado em virtude da greve de professores. Em fim, retornamos ao árduo ofício e cada vez mais difícil, de sala de aula.
Desde o ano passado estamos pleiteando um espaço para fazermos a exposição dos trabalhos de nossos alunos, resultado dos projetos e atividades desenvolvidas por nós em sala de aula. Depois de muitas especulações e conversas, conseguimos o hal da sala dos professores, local ideal para um "Espaço Galeria" em virtude de ficar na região central da escola.
Hal da sala dos professores na E.E.Ens.Fund, e Médio Maestro Waldemar Henrique. Espaço sem vida.
 Embora não esteja devidamente equipado para receber de maneira apropriada os trabalhos, achamos por bem realizarmos a "primeira mostra coletiva", com objetivo de familiarizar os alunos que ainda não estão acostumados com esse tipo de ação educativa
    Apropriação do hal da sala dos professores, agora transformado em "ESPAÇO GALERIA MAESTRO WALDEMAR HENRIQUE"
Colocamos à mostra os resultados do projeto "Outros Olhares"(ensaios sobre fotorafia artesanal), onde os alunos da Eja (turno da tarde) e fundamental regular, desenvolveram experiências com "câmara escura" para aprender a "sensibilizar o olhar" e posteriormente aprender a fotografar com a câmera do celular de uma maneira mais sensível e focada no objetivo da ação. Trabalhos de releitura de obras de arte e do cotidiano realizados com alunos do fundamental regular (turno manhã) e EJAs fundamental(tarde), voltados para a mistura e descoberta das cores, também fazem parte da mostra. Além da instalação "Máscaras de Todos Nós", resultado das atividades de História da Arte, sobre o "Teatro Grego".
 O "Espaço Galeria Maestro Waldemar Henrique" antes ocioso, usado como depósito de carteiras quebradas e outros entulhos. Agora recebe visitas entusiasmadas de alunos.
Alunos e professores prestigiando a mostra dos trabalhos dos alunos de 2012.
Aos poucos, todos vão se familiarizando com o novo espaço e a que ele se destina. 
Estamos felizes com o novo espaço, embora ainda falte muito para que ele fique mais apresentável. Mas, demos o primeiro passo e isso é muito bom para quem não tinha nada. Começamos humildemente e vamos continuar para melhorar a mentalidade de nossos alunos no sentido de preservar as coisas boas que acontecem na escola, pois ainda acreditamos que com interesse, união e principalmente compromisso, a escola pública tem jeito.
 
Contamos com a colaboração de todos na escola, pois o espaço foi pensado para todas as disciplinas e ações que a ele sejam destinadas. É a arte rompendo barreiras, abrindo mentes e mostrando soluções. 
À todos os meus alunos, meus agradecimentos por compartilharem de minhas aspirações e por contribuirem com boa vontade em todas as nossas atividades.
Bjs à todos!  

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Carregando água na peneira, sempre!

Oi, gente.

Fazia tempo que não postávamos nada no Cumbuca em virtude do final do período letivo. Sabe como é... Muitas coisas para fazer, provas para realizar e corrigir, notas para serem lançadas, trabalhos à concluir, em fim.  O bom de tudo isso é que muitos registros foram feitos durante essa longa caminhada em prol da boa educação. Conseguimos alcançar alguns objetivos dentro do que tínhamos planejado para o ano que passou, outros nem tanto, mas seguimos em frente!
Com o pessoal das Etapas, 7ª e 8ª séries do fundamental, considero que o ano que passou foi muito produtivo. Salvo um ou outro incômodo, conseguimos realizar a grande maioria das tarefas que havíamos planejado para os semestres passados como ações de educação ambiental (processo de sensibilizção dos alunos e construções de lixeiras ecológicas); experimentos com pigmentos e mistura e utilização das cores; as leituras e releituras de imagens tanto de obras de arte (Obras de Tarsila do Amaral), como imagens do cotidiano (fotografia/ construção de câmera escura); utilização das técnicas do mosaico (preparativos para o Natal); foram ações que me deixaram satisfeita com os resultados. O "Espaço das Cores" já está sendo organizado para a exposição das produções o que será muito louvável, já que os trabalhos ficavam expostos à esmo, hal de entrada da escola, sofrendo danos pelos próprios alunos, não acostumados com a novidade. Para finalizar o semestre falamos do "Carnaval", que foi tema de pesquisa e atividade prática. Os alunos ficaram empolgados com a confecção de máscaras carnavalesca ao "estilo francês", merci?!
Alunos da 7ª série pesquisando sobre o Carnaval e confeccionando máscaras, como última atividade prática do 2ºsemestre.
Os alunos dos 1º anos e EJAS dos turnos manhã e tarde, também não deixaram a desejar. História da arte aliada às práticas significativas, foram importantes no semestres passados. Construções de máscaras relacionadas ao "Teatro Grego", Releituras de obras de arte (Monalisa, Leonardo Da Vinci) e do cotidiano;  práticas de educação ambiental, entre outras. Foram atividades importantes e muito bem desenvolvidas pelos alunos. Como incentivo, vamos expor o "Varal das Monas", todos estão anciosos.
Depois da aula sobre renascimento, que tal uma "Mona sua"?! Alunos do 1º e 2º anos EJAS, turno da noite fazem releitura de "Mona Lisa" (Leonardo da Vinci)
Quanto ao turno da noite, pegamos o "bonde andando", como se diz na linguagem popular. Todas as turmas estavam a um semestre e meio sem professor de artes e, tivemos que operar "milagres" para dar seguimento ao ano letivo. 
As 3ª e 4ª Etapas são os pontos vicerais neste processo. Como alternativa, Educação por Projetos. Única saída para problemas tão grandes, com tempo tão curto. Nasceu então "Leitura e Releitura através da Contação de Histórias". Um trabalho visando o incentivo à leitura, melhoria da escrita e interpretação, além da releitura de imagens e histórias. Começamos com "Chapeuzinho Amarelo" (Chico Buarque de Holanda) e estamos terminando a 2ª fase com "O menino que carregava água na peneira" (Manoel de Barros). Obtivemos grandes progressos, mas ainda falta mais! Na última avaliação, cada um já estava criando sua própria história. Os alunos dizem que vivo "carrregando água na peneira" (risos).
Ler, ouvir, interpretar, escrever, criar. No final, todos acabamos carregando água na mesma peneira. Bom demais!
Já aos alunos Ensino Médio e EJAS focamos história da arte, haja visto que a grande maioria vai prestar vestibular no final do ano. Pouco podemos fazer, mas tentamos.
O certo é que estamos de volta, para novas postagens. Aguardo a visita de todos!
Bjs, até mais.