Ainda, colocando em dia nossas ações educativas em Artes. Vale mostrar aqui o projeto de fotografia que estamos desenvolvendo com as turmas da EJA das 3ª etapas I e II, turno da tarde da escola "Waldemar Henrique", desde o início deste segundo semestre.
O projeto vai além do instrumental técnico baseado na construção de câmara escura e da câmera pinhole. Mas parte de uma contextualização histórica do fato e sua apreciação, configurando os três conteúdos básicos em arte. Denominado "Outros Olhares", o projeto tem a intenção de sensibilizar o aluno para perceber o espaço escolar, haja visto que embora faça parte de seu cotidiano, nem sempre os alunos conseguem perceber particularidades que englobam esse local. O projeto está caminhando para sua fase final e os resultados obtidos até agora são bastante significativos. Vale ressaltar que a experiência da câmara escura e da câmera pinhole foi uma acontecimento à parte, tão era a curiosidade dos alunos para ver o resultado do experimento que eles próprios haviam confeccionado! O uso dos celulares também foi introduzido neste processo, pois não poderíamos descartar o uso de tais tecnologias tão presentes na vida de todos nós.
Nesta postagem estão os registros de algumas fases desse processo, pois falta a revelação das fotografias tiradas através da pinhole, além da seleção das melhores fotografias para a exposição, tiradas com o celular.
O importante é proporcionar aos nossos alunos essas experiências estéticas sensíveis, através de uma nova leitura do cotidiano provocando um questionamento crítico sobre o mundo que os rodeia. Esse é o papel da arte.
Espero que gostem.
Câmara Escura: a descoberta da imagem ao contrário.
![]() |
Câmera Pinhole: o encantamento da fotografia artesanal.