sábado, 23 de novembro de 2013

A importância da fotografia como linguagem visual, documental e artística.

Ainda, colocando em dia nossas ações educativas em Artes. Vale mostrar aqui o projeto de fotografia que estamos desenvolvendo com as turmas da EJA das 3ª etapas I e II, turno da tarde da escola "Waldemar Henrique", desde o início deste segundo semestre.
O projeto vai além do instrumental técnico baseado na construção de câmara escura e da câmera pinhole. Mas parte de uma contextualização histórica do fato e sua apreciação, configurando os três conteúdos básicos em arte. Denominado "Outros Olhares", o projeto tem a intenção de sensibilizar o aluno para perceber o espaço escolar, haja visto que embora faça parte de seu cotidiano, nem sempre os alunos conseguem perceber particularidades que englobam esse local. O projeto está caminhando para sua fase final e os resultados obtidos até agora são bastante significativos. Vale ressaltar que a experiência da câmara escura e da câmera pinhole foi uma acontecimento à parte, tão era a curiosidade dos alunos para ver o resultado do experimento que eles próprios haviam confeccionado! O uso dos celulares também foi introduzido neste processo, pois não poderíamos descartar o uso de tais tecnologias tão presentes na vida de todos nós. 
Nesta postagem estão os registros de algumas fases desse processo, pois falta a revelação das fotografias tiradas através da pinhole, além da seleção das melhores fotografias para a exposição, tiradas com o celular.
O importante é proporcionar aos nossos alunos essas experiências estéticas sensíveis, através de uma nova leitura do cotidiano provocando um questionamento crítico sobre o mundo que os rodeia. Esse é o papel da arte.
Espero que gostem.

 Câmara Escura: a descoberta da imagem ao contrário.


Câmera Pinhole: o encantamento da fotografia artesanal.


 

E os trabalhos continuam.

Olá, pessoal.

Depois de um breve jejum, estamos de volta com postagens sobre nossas ações educativas e aprendizagens em Artes junto aos nossos alunos da EJA na E.E.Ens. Fund. e Médio "Maestro Waldemar Henrique".
Logo que retornamos para o segundo semestre de 2013 nosso Projeto em Artes Visuais "Leitura e Releitura em Artes através da Contação de Histórias", destinados aos alunos da 4ªetapa  I,II e III dos turnos da tarde e noite, respectivamente. Chegou a sua penúltima fase onde as histórias ouvidas, lidas e compreendidas ganham caráter interpretativo, narrativo, oral e expositivo, através de performances que agregam as releituras feitas através dos desenhos, pinturas, recortes e colagens desses livros feitas pelos alunos. O desafio será manter o foco do projeto sem se perder diante das linguagens artísticas. As coisas vem funcionando como o esperado e os alunos têm cooperado e interagido com as atividades, o que nos deixa feliz e sabedora de que o objetivo está sendo alcançado.
Falta muito para vencermos questões básicas de leitura e escrita, pois o trabalho seria melhor implementado e grandes resultados seriam alcançados se houvesse uma ação interdisciplinar (o projeto foi pensado desta forma),o que não convém aqui comentar. Mas a compreensão das histórias com uma proposta voltada para o cotidiano e os valores de cada um desses alunos, tem me trazido uma resposta positiva. Estamos formando multiplicadores!!!
No mas, vale registrar essas ações e o rumo que estamos seguindo. Nós estamos felizes com os resultados!

Uma história para contar

As primeiras rodas de conversas: rompendo as barreiras da timidez.
 Incentivando o gosto pela leitura através da arte.
Os escritos sobre as histórias: releituras dos livros e da vida.


A Arte que conta histórias





A Arte que brota da imaginação depois de ouvir uma história.


Cenas dos próximos capítulos...
Novas linguagens, para agregar conhecimento e buscar resultados.